O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 23/12/1986
Emancipação Política: 12/08
Gentílico: MADALENENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: SERTÕES CEARENSES
Microregião: SERTÃO DE QUIXERAMOBIM
Distância para a capital: 180,00

Dados de características geográficas

Área: 1.034.773,00
População estimada: 19691
Densidade: 1.748,00
Altitude: 299
Clima: Semiárido
Fuso Horário: UTC-3
A cidade foi originada de uma doação feita pelo Senhor Antônio Costa Vieira, que veio de Mombaça trazido pelo Senhor Major João Bernardo no ano de 1840. Anos depois as terras foram herdadas pelo Senhor Augusto Vieira onde edificou a primeira casa, construiu a primeira escola e fez doação para construção da primeira igreja que tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Tempos depois Salviano de Pinho, um comerciante que muito trabalhou por Madalena, construiu várias casas e doou terreno para a construção da casa paroquial e Igreja Matriz. O município é cortado pela Rodovia Fortaleza - Brasilia (BR-020). A cidade está situada à margem esquerda do Riacho Barrigas, um dos formadores do Rio Quixeramobim e que toma o nome de Madalena ao passar pela cidade.
A cidade foi originada de uma doação feita pelo Senhor Antônio Costa Vieira, que veio de Mombaça trazido pelo Senhor Major João Bernardo no ano de 1840. Anos depois as terras foram herdadas pelo Senhor Augusto Vieira onde edificou a primeira casa, construiu a primeira escola e fez doação para construção da primeira igreja que tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição Tempos depois Salvino de Pinho, um comerciante que muito trabalhou por Madalena, construiu várias casas e doou terreno para a construção da casa paroquial e Igreja Matriz.

O município é cortado pela Rodovia Fortaleza - Brasilia (BR-020). A cidade está situada à margem esquerda do Riacho Barrigas, um dos formadores do Rio Quixeramobim e que toma o nome de Madalena ao passar pela cidade.

Gentílico: madalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Madalena , pela lei nº 1153, de 22-11-1951, subordinado ao município de Quixeramobim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Madalena permanece no município de Quixeramobim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Madalenam, pela lei estadual nº 6376, de 01-07-1963, desmembrado de Quixeramobim. Sede no antigo distrito de Madalena. Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, é extinto o município de Madalena, sendo seu território anexado ao município de Quixeramobim, como simples ditrito.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Madalena permanece no município de Quixeramobim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Madalena, pela lei estadual nº 11274, de 23-12-1986, desmembrado de Quixeramobim. Sede no antigo distrito de Madalena. Constituído inicialmente de 2 distritos: Madalena e Macaóca. Instalado em 01-01-1989. Sob a mesma lei município de Madalena adquiriu área do extinto distrito de Pirabibu.

Está atualmente dividido em 6 (seis) distritos: Sede, Macaoca, Cajazeiras, União, Cacimba Nova e Paus Branco. O maior distrito é o de Macaoca, que fica à 16 km da sede municipal, às margens da BR-020 sendo mais próximo da capital do Estado.

Fonte: IBGE
.
.
Possui o Hospital e Maternidade Mãe Totonha, Banco do Brasil, Correios, Casa Lotérica, Bradesco, Fórum. Está dividido em 6 (seis) distritos: Sede, Macaoca, Cajazeiras, União, Cacimba Nova e Paus Branco. O maior distrito é o de Macaoca, que fica à 16 km da sede municipal, às margens da BR-020 sendo mais próximo da capital do Estado. Sua economia está baseada na agropecuária, sendo destaque a Fazenda Teotônio do Grupo Empresarial Edson Queiroz, além de possuir um comércio diversificado. Na sede do município foi construída uma das maiores Igrejas católicas do Brasil. O município ainda conta com uma moderna casa de arte (a Casartma - Casa de Arte de Madalena) na qual estão expostos vários trabalhos interessantes de artistas do município e regionais.

Os Clubes de Forró (Haras Club, Chicks Club e Club do Vaqueiro) são destaques, sendo os mesmos responsáveis por festas que atraem público de várias cidades próximas (Boa Viagem, Quixeramobim, Itatira e outras mais.) devido a primorosa organização e segurança nas casas de show existentes.

HINO DE MADALENA

Madalena eis a tua glória
De um passado, presente, porvir
Reluzindo, majestosa
No Brasil teu semblante a luzir!

(Refrão)
Madalena, semente do bem
Coração do sertão cearense
Sou teu filho! Oh! Terra querida!
Meu orgulho é ser madalenense!

Grande e forte eis a tua história
Teu destino tu hás de seguir
Para sempre poderosa
Bravamente irás resistir!

Como o céu eis tua bandeira
Com o azul de infinito esplendor
Despontando do teu seio
Paz na terra, trabalho e amor!

BRASÃO


BANDEIRA


NOTÍCIAS

| 02 DE JANEIRO DE 2022

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito