NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Governo Há 1 dia(s)

Recomendações de Boas Práticas no último Ano de Gestão

Recomendações de Boas Práticas no último Ano de Gestão

#AssistênciaSocial Há 14 dia(s)

PROGRAMA VALE GÁS EM MADALENA

O Programa Vale Gás beneficia 1015 famílias no Município de Madalena

#Cultura Há 142 dia(s)

No último sábado, 02 de dezembro, aconteceu a V Cavalgada de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Madalena.

O evento foi uma realização da Paróquia de Madalena, em parceria com a Prefeitura de Madalena, por meio da Secretaria de Cultura.

#Cultura Há 175 dia(s)

A Prefeitura de Madalena realizou nesta terça-feira (31) a comemoração ao dia da Reforma Protestante.

O evento contou com a participação de várias igrejas evangélicas lideradas pelos pastores locais.

#Tributo Há 181 dia(s)

A Prefeitura de Madalena está lançando a Campanha REFIS 2023 para te ajudar a ficar em dia com o Setor de Tributos!

Com o REFIS 2023, você pode receber descontos de até 100% em juros e multas, ou ainda parcelar seus débitos em até 12 vezes.

#AssistênciaSocial Há 189 dia(s)

Madalena agora tem Cozinha Solidária!

A ação faz parte do programa Ceará Sem Fome, uma parceria da Prefeitura de Madalena, com o Governo do Ceará.

#AssistênciaSocial Há 190 dia(s)

O Projeto Pata Amiga, de iniciativa da Prefeitura de Madalena, por meio da Secretaria de Assistência Social

A iniciativa tem como objetivo ofertar ração e água para os bichinhos de rua, principalmente nesse período de muito calor.

#AssistênciaSocial Há 223 dia(s)

Meu RG em mãos!

A Prefeitura de Madalena, por meio da Secretaria de Assistência Social e Educação, está realizando um mutirão de RG em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Madalena.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito