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FESTEJO DOS MESTRES DA JUREMA E DOS ENCARTADOS

E-MAIL: festejo dos mestres da jurema e dos encartados12@gmail.com

Tel: (88) 99445-5558

horário: UMA VEZ ANO 15 DE NOVEMBRO

Endereço: FRANCISCA SEVERO DE PINHO , 0000 - ALTO DA ALEGRIA

Agenda

Município de Madalena a data comemorativa do dia das manifestações culturais afro- indígenas e africana, tendo como suporte constitucional a lei 10.645/03 e sua reformulação, 11.645/08, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira, Indígena e africana. A cultura Afro-indígena e africana está completando 50 (cinqüenta) anos de tradição no Município de Madalena, pois tem sua origem no ano de 1971, tendo como idealizadora a Sra. Mestre e mãe Maria Crispim de Lima (Maria Cancão), que juntamente com outros seguidores e simpatizantes da Cultura Africana e indígena , integram o movimento tradicional e cultural no municipio de Madalena (CE). Originalmente, o festejo era realizado na casa da mestre Mãe Maria, Um evento que tem se tornado cada vez mais tradicional em Madalena, pois os festejos têm contribuído para despertar reflexões sobre a dinâmica social, em busca da igualdade de condições e direitos entre os diversos segmentos culturais, etnico e religiosos de nosso país, pois as ati'vidades voltadas para dá visibilidade cultural aos Mestres da Jurema e Encantados, são realizados por meio de atividades e expressões artísticas identificadoras da Cultura Afro-indígena e africana e africana em Madalena. Como é do conhecimento de todos, os povos africanos foram trazidos para o Brasil, inicialmente, pelos colonizadores portugueses, para trabalharem na condição de escravizados, juntamento com muitos povos indígenas, a qual, tiveram suas terras invadidas, por conta do contexto social doentio da época, que admitia a superioridade do branca europeu como se fosse o único a ter direito a uma Vida com dignidade, distorção essa que está sendo corrigida ao longo dos anos, por meio de políticas afirmaticas, trazendo equidade de condições para todos os povos que compõem a nação brasileira, entre eles os citados povos africanos e indígenas, que possuem heranças riquíssimas, como po exemplo, os componentes culturais que hoje integram o patrimônio histórico e cultural.

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